Monday, July 3, 2006

Amnésia seletiva...

É mais ou menos assim que acontece: eu consigo lembrar de cenas inteiras, imagens, sons e cheiros de um passado longíquo da mesma maneira que consigo esquecer de alguém que conviveu comigo 6 meses numa sala de aula, há 3 anos atrás... Por isso acho que tô sofrendo de AMNÉSIA SELETIVA...

Quando eu tinha 7 ou 8 anos de idade, costumávamos passar as férias na fazenda de tia Avany. Lá tinha uma casa de farinha onde as mulheres da região tratavam a mandioca plantada lá na fazenda para tranfromá-la em farinha. No fim do dia, enquanto umas limpavam os instrumentos de trabalho, outras torravam a farinha e faziam alguns beijus... Huuummmm... Era a hora em que eu e minhas primas corríamos pra casa de farinha... Putz, eu lembro do cheiro... O cheiro azedo da mandioca curtida e o cheiro doce dos beijus assando naquele imenso forno a lenha!!! Pessoas eu tinha só 8 anos e me recordo do cheiro da casa de farinha!!!

+++++

Agora em janeiro, eu estava no centro do Recife com um amigo, comprando material escolar para nossos filhos quando uma moça me parou no meio da rua... Vocês têm idéia da festa que ela fez?

- Guidaaaaa!! Pô quanto tempo... Teu menino já deve tá um homem, né? E tua mãe, como vai? E tua irmã? Ela ainda trabalha no shopping? E teu pai, ainda tá com aquela mulher que tu não gosta? Menina que bom te ver... Anota aí meu telefone... Vamos marcar um jantarzinho lá em casa pra colocar as conversas em dia, tá?

- Tá!!!

Fiquei com cara de ué!!! Como pode uma desconhecida saber tantos detalhes de minha vida? Ou será que eu conheço essa criatura de algum lugar? Afe... Lembro não... Ainda tenho o telefone dela na agenda de meu celular, sem nome, com a indicação: menina que me conhece... E se ela sabe que eu tenho um filho e que minha irmã trabalha no shopping, então nem faz tanto tempo assim que nos conhecemos... Mas quem é essa garota? Sei não!!!

+++++

Eu tinha uns 3 anos de idade e meu avô morava numa casa que ficava em frente a uma praça. Essa casa tinha um muro largo na frente, onde meu avô me colocava sentada pra ver o movimento da rua... Eu lembro que quando eu acordava de madrugada, ele me levava pro paredão (era assim que chamávamos esse muro) e ficava me contando estórias... Consigo lembrar da voz dele e das estórias que me contava... E, algumas vezes, ele cantava pra mim... Meu avô foi coroinha por anos e, na igreja, aprendeu a falar francês e latim... E ele cantava em francês... Eu não falo francês, mas lembro até hoje de uma das músicas que ele cantava pra mim, nessas madrugadas no paredão!!! E eu tinha só 3 anos de idade...

+++++

Eu comecei a cursar Artes Cênicas na Universidade Federal. Dois anos depois de ter abandonado o curso, vou assistir Agnes de Deus no teatro e a menina responsável pela iluminação da peça, ao me ver, corre ao meu encontro e me dá um abração, feliz da vida!!!

- Guida!!! Que bom te ver aqui... Você tá ótima... blá blá blá...

Pessoas... Eu ali de cara!!! Sem saber o que dizer... Quem era aquela menina toda animada por me rever? Cara de paisagem total... E ela percebeu... Que mico... A menina tinha estudado comigo... por 2 períodos nós frequentamos a mesma sala de aula!!!

Ah não!!! Eu devo ter um problema sério, né? Aí fiquei pensando, eu devo sofrer de amnésia seletiva... Eu descarto eventos e pessoas que não fazem diferença em minha vida!!! Será? Ou será que a senilidade está tentando abraçar essa balzaquiana que teima em se sentir adolescente?

Afe!!! Vou ali tomar um memorex e algumas doses de vergonha na cara e já volto, tá?

No comments: