Sunday, July 9, 2006

Estranhezas do amor...

"Não quero sugar todo o seu leite
Nem quero você enfeite do meu ser
Apenas te peço que aceite
O meu louco querer..."

=============================

Eu vou sempre achar estranha essa mania que as pessoas têm de achar que dois podem se tornar um...

Ah, eu acho uma delícia gostar de alguém, estar junto, beijar na boca com sentimento, transar por esse mesmo sentimento... Hummm... É muito bom... Mas, muitas vezes, quando rola algo assim e as pessoas iniciam um relacionamento pinta, também, o tal do sentimento de posse: você é meu!!!

Putz... é um problema que eu tenho desde a adolescência, saca? Eu tive meu primeiro namorado aos 15 anos e eu era muito possessiva, sim (tá, ele era também...) coisas da idade, eu acho... Sofri pra caramba, porque meu mundo passou a se restringir a ele e reavaliei essa atitude de me tornar dona do outro... Depois dessa primeira experiência procurei sempre evitar atitudes possessivas... Claro que sinto ciúmes, mas pondero... E quando me relaciono com pessoas possessivas acabo tendo problemas na relação e me afasto da pessoa... Tá... Tomo abuso... Isso mesmo, eu abuso da pessoa de um jeito que não posso ouvir o nome depois... Acho que é trauma de infância... hehehehe...

Na verdade eu nunca consegui entender essa idéia, que certas criaturas têm, de que duas pessoas se tornam uma quando se amam... Isso é balela... Dois são dois... Até porque aí é que tá a maravilha de se estar juntos... Duas pessoas diferentes, com experiências diferentes, que decidem estar juntas, mas cada um com seu espaço, por favor... Minhas duas últimas relações foram extremamente sufocantes justamente por causa disso... Pra estar feliz eu preciso ter o meu espaço respeitado... Pra isso eu procuro respeitar sempre o espaço do outro... Se me sufoca muito eu corro... Apertou o cerco eu pulo fora... Simplesmente...

Aí me digam, não é muito mais gostoso ter alguém ao seu lado por opção? Nãh... Eu não quero ninguém refém de mim!!! Eu não quero estar refém de ninguém!! Pra mim estar junto é uma decisão livre, uma opção... E quando se faz essa opção é porque estar junto é prazeroso... Estar junto com aquela outra pessoa, às vezes, tão diferente... Mas pra que esse prazer permaneça, a outra pessoa precisa trazer com ela alguma novidade, sempre... Mas pra que essa novidade não se evapore, o outro, assim como você, precisa ter garantido alguns espaços individuais... Sair com os amigos, estar só de vez em quando, manter velhos hábitos, acho que isso tudo garante a sobrevivência de cada um e aí, estimula o crescimento da relação...

O sentimento de posse acaba por alimentar uma desconfiança inadequada... Sim, porque 'desconfiar até que se prove o contrário' é a medida dos neuróticos... e, nenhuma relação sadia cresce de um sentimento neurastênico...

Por isso, agora, venho tentando ser mais cuidadosa... Só quero investir novamente numa relação se encontrar um 'alguém' disposto a estar comigo por opção, sem a mínima vontade de ser meu dono ou de ocupar comigo o mesmo lugar no espaço...

Não, definitivamente, dois não se tornam um só porque se amam!!!

No comments: