Tuesday, July 5, 2005

Onde nos leva o nosso medo...

NO CAMINHO COM MAYAKOVSKY
Bertold Brecht

Na primeira noite, eles se aproximam
e roubam uma flor de nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.

============================

Esse pequeno trecho do poema do Brecht tem me seguido por vários anos de minha vida!!! E ultimamente eu tenho pensado um bocado sobre as coisas que nos paralisam...

-O medo
-As perdas
-A culpa
-O remorso
-A vergonha...

Sei que não sou tão velha assim... tampouco me considero um poço de sabedoria e experiência... Apenas tenho pensado muito ultimamente sobre medos, perdas, culpas, remorsos, vergonhas e a apatia que esses sentimentos causam...

Tenho milhões de defeitos, exatamente como todo mundo, mas tenho uma grande e inegável virtude: sou forte como uma rocha!!! E quem me conhece, vai ler isso aqui e pensar: é mesmo... ela é forte!!! Mas sabe o que descobri nesses últimos tempos? Que eu sou forte justamente por que sou fraca e frágil!!! Eu sou forte e fraca simplesmente como todo mundo é capaz de ser... Mas eu não focalizo na fraqueza... Eu tomo conhecimento dela, sei que ela existe, mas focalizo adiante!!!

Assim, eu tenho medo, já passei por severas perdas, sinto culpa, morro de remorso e me envergonho... Mas não me permito estagnar diante do que sinto... Obrigo-me a olhar adiante e enxergar que há futuro... Até porque sempre há...

Então reconheça seus medos, perdas, culpas, remorsos, vergonhas e siga!!! Eu sei que é mais fácil sentar no primeiro degrau da escada e ficar reclamando que suas pernas não têm forças... sentindo-se um coitadinho... esperando que apareça alguém que lhe carregue até o topo!!! É mais fácil, mas não é melhor!!!

E se você permitir que a fraqueza tome conta uma vez e outra e depois outra... como no poema do Brecht... você acaba acostumando a ser fraco e desaprende a reagir... aí então... quando todos já tiverem subido a escada e só restar você lá embaixo... suas pernas realmente não terão mais força!!!

E eu posso te garantir... Ninguém, ninguém vai querer descer pra esperar contigo, lá, no longínquo primeiro degrau da escada, que o dia passe... que a noite venha... que a morte chegue!!!

Portanto... keep walking, my dear!!! Porque "se tem medo de me acompanhar, pode esquecer, eu me mando sem você!!!"

No comments: