Tuesday, July 26, 2005

Paranóica, eu?

A paranóia é um quadro psicótico onde a pessoa descreve tramas contra si própria, onde há um sentimento de perseguição, a pessoa sente-se como se o mundo estivesse contra ela e tudo que acontece parece ser uma conspiração. No senso comum, a paranóia caracteriza-se como uma dificuldade de relacionamento, a pessoa começa a achar que os outros estão sempre contra ela...
(Juliana Mendes)



Vocês já repararam no número de pessoas paranóicas soltas pelas ruas hoje em dia?

Seja na vida real, seja no mundo vitual, a mania de perseguição parace ter se tornado uma epidemia...

Eu arrisco uma tese: a culpa é dessa tal de pós-modernidade!

Pois é... Sigam meu raciocínio...

Nesse mundo pós-moderno, as pessoas se tornam cada vez mais individualistas e egocêntricas... é como se o mundo começasse e terminasse no seu umbigo... Agora, transfira essa cena pra uma sociedade altamente competitiva, como a capitalista... Ui!!! Chega deu medo!!!

Resultado: não há como coletivizar nada... Você tem que aparecer, tem que ser melhor, tem que brilhar sozinho... E como seu mundo é pequenininho (lembram? Ele começa e termina em seu próprio umbigo) qualquer luzinha que acenda aí do lado, ofusca a sua própria luz... Então, pra que você brilhe, tem que ver apagadas todas as outras luzes!!!

Como as pessoas olham pras outras como quem olha um espelho, acabam imaginando que todo mundo quer brilhar também e pra isso vão querer apagar a sua estrela...

Tá dando pra acompanhar?

Aí entra a mania de perseguição... Você passa por dois conhecidos e eles estão rindo... Imediatamente você pensa: estão rindo de mim!!! Pronto, já é motivo pra mau humor, inimizade, briga...

Você vai fazer suas visitas virtuais e lê num blog qualquer: "Eu sou mais eu"... Pronto... É o bastante pra que você tenha a certeza de que aquela pessoa está se comparando a você... e tentando lhe provocar... Todos me invejam porque eu sou melhor!!! hehehe

Já vi amizades acabarem assim... Simplesmente porque as pessoas não conseguem entender que o mundo vai bem além do que seus olhos podem alcançar...

O mais interessante é que o paranóico esconde, por trás do complexo de superioridade, uma insegurança sem precedentes...

Insegurança sim... Porque quem se sente perseguido, só se sente assim porque está prestando atenção demais no que as outras pessoas dizem... Mais do que isso... está levando em conta o que as outras pessoas falam ou pensam...

É... a questão é que esse umbiguismo gera uma solidão imensurável... E no centro dessa solidão as pessoas necessitam ser notadas... ser vistas!!! Mas nem sempre estão dispostas a realmente se mostrar... Vestem suas máscaras (um apetrecho constante nas relações pós-modernas) e se lançam no coletivo como quem tá indo pra guerra...

Assim foi que, no terceiro milênio, a paranóia tornou-se epidêmica!!!

E em tempos de paranóia epidêmica, todo cuidado é pouco: um olhar mal dirigido, palavras vagas ou com duplo sentido, frases incompletas... Tudo pode indicar que você está conspirando contra alguém... Ou que estão conspirando contra você!!!

Esse post, por exemplo... Quem pode garantir que ele não foi inspirado em você?

Bem... Não estou afirmando nada, mas... se for seu número, pode vestir... Eu deixo!!!

No comments: