Monday, October 17, 2005

Saudade de Olinda...

Nasci e me criei em Olinda, cidade histórica, primeira capital do Estado de Pernambuco... Palco de tantas rebeliões e lutas libertárias...

Morei minha vida quase toda na Cidade Alta (parte histórica do município)... O casario, as igrejas, as ladeiras, os Quatro Cantos, a Sé... são lugares que fazem parte de mim... contam um pouco de minha história!!! Já morei em várias outras cidades, mas nenhuma delas invade meu coração como Olinda...

O carnaval com seus blocos enlouquecidos... as procissões do ciclo pascoal... a serenata subindo e descendo as ladeiras nas sextas-feiras... o licor de leite na licoteria... o camarão na abóbora da Oficina do Sabor... a vista do Recife no terraço da Sé... a tapioca de Graça no carmo... o forró nas praças quando chega o São João... o Olinda Arte em Toda Parte que dá um tom surreal à cidade encantada... as cantatas e pastoris no Natal... e novamente o carnaval que chega mais cedo, logo em janeiro, porque o olindense adora uma folia!!!

Olinda é linda... Olinda é mágica... Olinda é Olinda...

A despeito dos péssimos governantes que se sucedem na cidade, Olinda consegue, simplesmente, manter seu glamour...

Ah... Olinda entra na alma... É como um vício... Olinda faz sonhar e acalenta a gente quando os sonhos não se concretizam...

Olinda pra beber... Olinda pra comer... Olinda pra passear... Olinda pra morar... Olinda pra sorrir... Olinda pra amar!!!

Olinda cidade eterna, das ladeiras onde, um dia, bem velhinha, quero morrer!!!!

"Olinda é só para os olhos,
não se apalpa, é só desejo.
Ninguém diz: é lá que eu moro.
Diz somente: é lá que eu vejo."
(Carlos Pena Filho)

No comments: