Saturday, October 8, 2005

Sabe quanto custou?

Aqui no Hemisfério Norte as pessoas são absolutamente consumistas... Vocês não têm idéia... Fim do mês, pode passar nas ruas por trás dos prédios que você vai encontrar colchões, computadores, móveis... novinhos... jogados lá, pra quem quiser pegar!!! Eles compram muuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiito... E eletrônicos então, nem se fala...

Mas olha, uma coisa me assustou absurdamente...

Eu venho de um país onde a máxima é: "você vale quanto pesa!!" Ou seja, as pessoas são aquilo que vestem, aquilo que possuem, aquilo que podem comprar!!!

Cansei de ouvir as pessoas se vangloriando porque compraram um sapato caríssimo... Um perfume de quase mil reais... Uma bolsa que pagaria meu aluguel... Um relógio que vale por uma feira mensal!!! Sempre achei isso um absurdo... Mas... Não posso, sozinha, mudar o mundo!!!

Meu filho me pediu um relógio... Um aí que tava na moda... Fui no camelô e comprei por R$ 13,00 (era R$ 15,00, mas eu pechinchei) o relógio que ele queria... Dia seguinte ele chegou da escola revoltado:

- Mãe, o relógio que você me deu não presta...

- Como assim Pirralho?

- Meu amigo V. disse que o dele é que é bom porque a mãe dele comprou por R$ 150,00... Que o que tu comprasse não presta?

- Meu filho, você consegue ver as horas no seu relógio?

- Consigo?

- Era exatamente um relógio assim, com luzes coloridas, todo cheio de recursos, cronômetro, calendário, que você queria?

- Era...

- O do seu amigo também tem tudo isso?

- Não...

- Então, meu bem... Nós somos mais espertos que a mãe do seu amigo, pois ela gastou dez vezes mais que a gente e comprou um relógio merda pro filho dela que nem tem tudo o que o seu tem!!!

No outro dia meu filho foi glorioso pro colégio... E, claro, repitiu exatamente minhas palavras pro amiguinho de relógio caro!!! Afe...

Quando chego aqui e vejo esse mundo de gente consumista, eu pensei: "meu Deus... devem ser pior que os brasileiros..."

Mas não demorou muito e eu percebi que o consumismo aqui é diferente... Eles gostam de comprar, mas eles gostam de comprar barato!!!

É tipo assim... Os canadenses compram suas roupas de inverno no verão, quando estas custam menos da metade do preço... E compram suas roupas de verão no inverno, pelo mesmo motivo!!! Eletrônico aqui é muito barato... Mas eles esperam uma boa promoção pra poder comprar algo novo!!!

E tem um detalhe... Adoram se vangloriar por terem encontrado coisas muuuuuiiiito baratas pra comprar...

Tomei um grande susto uma vez... Eu trabalhava com uma criatura, Debbie... Ele tem muuuuuuuiiiito dinheiro... Chego na casa dela e ela tá radiante...

- Guida olha que maravilha que eu comprei...

E me mostrou uma calça realmente linda...

- Tem seis meses que eu tô de olho nela... Mas custava $ 129.00... E eu sabia que quando o verão acabasse ia ficar mais barata... Aí baixou pra $79.00... Mas ainda achei cara... Agora, ela entrou em promoção por $ 19.00... aí sim, eu comprei... Vou usar no próximo verão...

Pessoas... A mulher podre de rica... Morando numa casa daqueles de filme hollywoodiano, com 3 andares... Com veleiro na marina... Carro chiquérrimo... Esperou 6 meses pra comprar uma calça que ela tava louca pra ter... E toda mundo que chegava ela mostrava a calça gloriosa... E as pessoas queriam saber qual era a loja pra comprar coisa barata também...

E se você chega dizendo que comprou uma bolsa LV, que custou os olhos da cara eles não vão lhe achar fútil não!!! Vão lhe achar BURRA!!! E vão, inclusive lhe ensinar o endereço de uma loja onde você pode comprar uma bem parecida e com a mesma utilidade, mas bem mais barata!!!

Talvez seja por isso que eles têm dinheiro e nós não, né? E o que esse povo economiza nos supérfluos, gasta nas viagens... Porque ô galerinha pra gostar de andar pelo mundo!!!

Tô com eles e não abro... Bom mesmo é saber economizar!!!

No comments: