Friday, March 2, 2007

Dos papéis de cada um...

Ontem, enquanto tomávamos cerveja, conversamos sobre essa coisa do machismo que assola o Brasil (principlmente meu lindo Nordeste) e os rumos do movimento feminista por aqui...

Pra mim as pessoas estão ficando loucas... Tenho algumas amigas feministas... tenho alguns amigos machistas... Também tenho amigos feministas e amigas machistas... tsc tsc... Eu, particularmente, venho me sentindo cansada desses ismos... Já é tão difícil ser você mesmo, que não dá pra ficar perdendo tempo com causas vãs... Lutar por direitos de cidadão é um dever de cada um, e essa luta não cabe dentro de um ismo limitador... É uma luta cotidiana e conjunta, que abarca mulheres, homens, pretos, brancos, cristãos, umbandistas, judeus... Enfim, seres viventes!!!

E, embora o feminismo tenha nascido na intenção de defender os direitos da mulher (esse era o tema central da conversa ontem), na minha opinião, várias vertentes dele estão perdendo o foco!!! Vejo minhas amigas tentando reverter papéis... Ah, pera lá... Apesar de termos os mesmos direitos, mulher é mulher, homem é homem... E essa diferença é que faz com as coisas sejam interessantes numa relação entre sexos opostos!!! O que eu sinto, cada vez mais forte, é que certas feministas não querem apenas os mesmos direitos que os homens, elas querem o FALO!!! Sim, Freud explica... Daí a tese da inveja fálica feminina: se eu não tenho um pênis, não serei tão poderosa quanto eles... Aí você vê surgir uma quantidade imensa de mulheres freaks... e frígidas!!! Pelamor...

Eu já vi amiga minha brigar com o cara porque ele abriu a porta do carro pra ela:

- Tá pensando que eu sou aleijada? Eu sou mulher, mas posso abrir a porta pra mim mesma!!!

Que é isso, companheira?

Eu sou careta... E levei muitos anos da miha vida pra descobrir que não é ruim ser o que sou... E acho que certas obrigações femininas ou masculinas, têm mais é que escorrer pelo ralo... Sim, porque mudou a conjuntura social, então tem que mudar todo o resto, percebe? Mas, certos papéis, embora possam ser revistos, são necessários... Eu, por exemplo, embora seja independente e, na medida do possível, senhora de mim, sou extremamente mulherzinha e romântica...

Adoro homem cavalheiro, que puxa a cadeira pra gente sentar, que abre porta de carro, que trás presentinho (até porque eu adoro dar presentinhos também), que chama pra jantarzinho especial e não deixa dividir a conta, que fala coisas doces e bonitas... Por outro lado, adoro paparicar meu homem... Fazer comidinha, preparar o café da manhã pra comermos juntos (embora também adore acordar e ver que ele fez isso antes de mim), ir num almoço na casa de alguém e fazer o prato dele, cuidar, como quem cuida de uma criança (sim, porque os homens são crianças que cresceram por fora)... E acho que isso tudo, se não é obrigação, dá muito prazer e alimenta a côrte... E cortejar, e ser cortejada, é muito bom...

Agora, se as feministas continuam com essa viagem de reverter o papel feminimo, cobrando que nós mulheres nos tornemos homens, ah, namorar vai ficar muito sem graça, sabe?

Por isso eu tô fora... Prefiro ser simplesmente FEMININA!!!

No comments: