Friday, February 9, 2007

O lado ruim do carnaval de Olinda...

É negada!!! Eu vivo falando bem do carnaval... contando vantagem... como é divertido... como é tudo de bom... cervejas geladíssimas... muita diversão... Tá... Tem tudo isso, sim!!! Mas como tudo na vida, tem o outro lado também...

O carnaval de Olinda, por causa da mídia, virou uma apoteose!!! Pessoas de todos os cantos do Brasil e também de fora dele, vêm pra cá no período momesco... Por mim tudo bem, se todo mundo que viesse pra cá tivesse a mínima noção, o mínimo senso do que significam as palavras educação, tradição, cultura!!!

Vamos começar pela dobradinha tradição x cultura... O carnaval pernambucano tem como manifestação tradicional mais forte o FREVO (que hoje completa 100 anos de existência). Mas não pára por aí não... Maracatus, afoxés, escolas de samba também desfilam por nossas ruas... Ruas essas que, devido a ser Olinda uma cidade quadricentenária, são muito estreitas... Aí o povo sem noção da riqueza cultural que é o nosso carnaval, uma manifestação popular espontânea, aluga casas pela cidade, abre os janelões das casas que alugam (a grande maioria das casas aqui é de porta e janela na calçada, não tem jardim) e põe na janela um aplificador do tamanho do mundo... E nos obrigam a ouvir, repetidas vezes, por todo o carnaval a tal da "pegue na minha e balance..." Ninguém merece... Mas o pior nem é isso... O pior é que junta uma multidão desarvorada em frente a essas casas e aí quando o bloco quer passar eles não abrem alas... acreditam?

Bom, de qualquer forma, esse probleminha tá mais perto do que longe de se resolver... A prefeita conseguiu aprovar na Câmara uma lei municipal maravilhosa: o som nas ruas que são passarelas naturais dos blocos, está proibido!!! VIVA!!! Basta um morador ligar pra prefeitura e chamar o fiscal. O som é apreendido e o infrator tem que pagar uma multinha de R$ 7.000,00... Eu, se ver alguém com som na janela, ligo na mesma hora, sem dó nem piedade!!!

O outro problema é mais difícil de resolver... FALTA DE EDUCAÇÃO!!! Putaqueopariu!!! Parece que a galera que vem pra cá é selecionada a dedo: vamos escolher os mais mal-educados pra passarem o carnaval em Olinda!!! Sei não...

Quando o carnaval chega eu me mando pra rua... Só volto pra casa pra dormir!!! Quando invento de parar em casa um pouquinho acabo tendo problema!!! Por que? Vê só... Quem me conhece sabe que eu sou uma pessoa de pavio curto... Curtíssimo!!! Mas não mexo com ninguém, sabe? Lá no orkut eu tô numa comunidade que diz assim: "minha educação depende da sua"... É verdade... Seja educado e eu também serei!!! Simples assim!!!

Então... A minha vida inteira eu morei na Cidade Alta (local onde acontece, de fato, o carnaval)... Portanto, toda a minha vida eu tive que conviver com o povo sem-noção que vem pra Olinda nesse período... Vou ilustrar minha indignação com 3 fatos, ok?

1º Ato - Carnaval de 2003

Eu tava na casa de minha tia, sentada na sala conversando com meus primos. Entra uma moça... Fala com todo mundo e todo mundo se entreolha perguntando 'quem é essa?'... Ela passa direto pro banheiro... E eu vou atrás, claro!!! Bato na porta com força e ela abre... Já tava com a bermuda no joelho... eu pergunto:

- Você tá com quem?
- Ah, o rapaz ali na frente me deixou entrar...

Mentira pura... Ninguém da casa tem permissão pra deixar ninguém entrar pra usar o banheiro... Nós não temos banheiro "público" em casa... e ninguém tá a fim de correr o risco de pegar uma DST, ok? Então... Abro a porta do banheiro, sem dar tempo à garota de se vestir, e saio empurrando ela e xingando de todos os nomes feios que conheço!!! Fim do 1º ato.

2º Ato - Carnaval de 2004

Novamente na casa de minha tia... Lá era o quartel general do frevo, por ficar numa das ruas mais animadas da cidade... Daí que eu tô na calçada, com a primalhada inteira, e minha tia me aparece na porta chorando...

- O que foi Tia?
- Tá vendo aquela menina ali? (Tinha uma periguete agarrada com um amigo de meu primo)
- Sim, tô...
- Pois essa menina entrou pra ir no banheiro, como o banheiro tava ocupado ela mijou no chão da cozinha... Quando eu vi e fui reclamar, ela ainda me disse desaforo...

Pessoas, a criatura boazinha que há dentro de mim, transformou-se num animal faminto... Tudo o que eu queria era comer os olhos da miserável... Parti pra cima dela... Chamando de cachorra pra baixo!!! O boy quis se armar pro meu lado, mas aí, ao mesmo tempo 5 primos IMENSOS se armaram pro lado dele e ele desistiu... A 'mulé' apanhou, viu? E eu ainda gritei bem alto o que ela havia feito... aí os vizinhos tomaram as dores (porque poderia ter sido com qualquer um deles) e começaram a xingar ela também... E eu mandei ela desinfetar... E avisei que se voltasse a passar lá na rua apanhava denovo!!! Ela foi embora debaixo de vaias!!! Foi lindo... Mas eu tive uma raiva tão grande que quase infartei!!! Céus!!! Fim do 2º ato.

3º Ato - Carnaval de 2006

Tô eu na minha casa... Sóbria... Sim pessoas, no carnaval de 2006 eu fui uma moça comportada... Minha gastrite resolveu me atacar e eu passei o carnaval tomando remédio... Quase não sai... Então... Entra um engraçadinho pra ir fazer xixi... Aí eu digo que não, que ele procure um banheiro público... e mando ele sair de minha casa... Ele sai e faz xixi na minha porta!!! Esse imbecil estava no grupo de uma colega minha... Eu chamei ela e pedi que tirasse ele da frente de minha casa... Que eu nem ia sair enquanto ele estivesse lá, porque eu não tava a fim de confusão... Esperei uns 20 minutos e fui pra janela olhar o movimento!!!

Quando chego na janela estão ele e a mulher dele me esperando, pode? Aí ele disse alguma coisa que eu não lembro... eu só fiz responder, com a calma que a ausência de álcool no meu sangue me permitia: "meu filho educação a gente tem ou não tem... e você não tem!!! Então vá tomar no CU!!!"

Pronto... Bastou isso pra esposa vir tomar as dores... Eu dentro de casa, debruçada na janela e calmíssima (calma essa que ia se esvaindo a cada palavra da vagabunda)... e ela na MINHA calçada!!! E ela falando horrores e eu pedindo pra ela ir embora... E ela dizendo desaforos... e eu mandando ela ir embora... até que ela passou do limite (do meu limite):

- Você tá pensando que eu tenho medo de você? Se eu quiser eu mijo aqui mesmo na sua calçada!!!

Acabou-se o mundo... Pulei a janela, antes que alguém pudesse me segurar, e taquei-lhe o tabefe dizendo:

- Mije, sua rapariga, mije que eu quero ver, sua puta!!!

Aí a salafrária me deu um banho de cerveja!!! E eu meti a mão na cara dela!!! Aí alguém veio me segurar... Eu não tive dúvida, agarrei a safada pelos cabelos, baixei a cabeça dela e tentei dá-lhe uma joelhada "nas ventas"... Mas alguém botou a perna no meio!!! Gente, foram preciso 3 pessoas pra me fazer largar a desgramada!!! Também essa nunca mais mija na calçada de ninguém!!! Ódio mortal!!! Fim do 3º Ato!!!!

É muito stress, né? Mas eu não consigo relevar essas coisas... Carnaval é na rua, não é dentro de minha casa!!! Tem banheiro público espalhado pela cidade inteira... Se você tem nojo, fique em casa, bem... Porque eu não tenho nada a ver com a frescura de ninguém!!! Se vier, faça de conta que é educado e não perturbe o morador, ok?

Sim, eu sou grossa!!! E carnaval em Olinda é o céu, mas também pode ser o inferno!!!

No comments: