Thursday, January 17, 2008

As bandeiras que já não levanto mais...

Minha formação original é em História. Sou licenciada nessa disciplina e o fato de ser, de uma só vez, historiadora e educadora foi definitivo para me transformar numa idealista...

Em nome desse idealismo levantei, com vigor inquebrantável, várias bandeiras ao longo da vida. Nunca fui cega... mas também nunca fui cética!

Por isso, mesmo acreditando na esquerda como a única saída possível em meio ao caos, jamais esqueci que esta era composta por homens... e os homens são falíveis!! No entanto, por trás da imensa bandeira vermelha que eu abanava, havia um plano... um projeto de mundo melhor... mais igualdade... redistribuição de renda... reforma agrária... inserção social... empregos... melhoria da educação pública... da saúde!!! E era esse projeto que eu defendia, não os homens por trás dele! Ou, pelo menos, não todos os homens por trás dele!!!

Em meio a todos havia um que pra mim - e pra milhões de brasileiros- personificava esse GRANDE PROJETO para um BRASIL MELHOR! Justamente por causa desse homem e do projeto que ele representava, no meio de minha imensa bandeira vermelha havia uma estrela!!!

Um dia, o que era só um desejo, uma esperança, um ideal, começou a se vestir de possibilidade... O projeto chegou ao poder!!! Era hora de fazer o sonho se tornar real!!!

Quase seis anos depois eu declaro, não sem grande pesar, que já não possuo ideais políticos... Não acredtido mais na grande mudança... muito menos em projetos bem intencionados personificados em figuras de discurso frágil!!

A bandeira vermelha que eu já havia guardado no fundo do baú, desde que vi a estrela tomando a forma de uma ave de bico imenso e colorido, defendendo políticas neo-liberais e dando continuidade à inadmissível - tão veementemente contestada pelos antigos "oposicionistas" - rede de corrupção que enlameia Brasília, foi queimada há 3 meses. Exatamente... E eu acho até que levei tempo demais pra acordar e perceber que nada mudou... Até a marca do terno que o presidente-operário usa é a mesma do antigo TUCANO... Assim como são constantes as viagens, criticadas na outra gestão... e intermináveis os escândalos!!

Mas, apesar disso tudo eu continuava defendendo o antigo sonho... Aqui mesmo, nesse blog, eu defendi o presidente quando do escândalo do mensalão, ou sei lá qual... É... Eu acreditei!!!

Pô, a questão é que, há 3 meses atrás, exatamente no dia 27 de outubro de 2007, meu idealismo, já meio moribundo, levou o golpe fatal... O presidente-operário, em meio aos festejos de seu aniversário, declarou em frente às câmeras, referindo-se a uma greve no ABC, após a qual os operários exigiam que seus salários não fossem cortados devido à paralização, respondeu à repórter que "grevista que recebe salário não está em greve, está de férias"!!!

Minha fé numa possível transformação até que resistiu um bocado... resistiu mesmo... Mas, ouvir tais palavras tão contraditórias... tão incoerentes... tão incabíveis na boca de um antigo sindicalista, grevista e radical, me fez lembrar FHC mandando o povo brasileiro rasgar tudo o que ele havia escrito!!

CARAMBA!! The dream is over!! E eu queimei, então, a última das minhas bandeiras... Aquela com uma estrela que havia virado passarinho!!!

ACORDEI... não de um sonho, mas de um pesadelo surreal!!!

É... já não levanto bandeiras... nem defendo projetos!! Decidi assumir uma postura pequeno-burguesa, egoísta e individualista... Trabalho um bocado pra ganhar dinheiro e alimentar um novo ideal: o incansável impulso consumista!!!

E querem saber do que mais? NUNCA FUI TÃO FELIZ!!!!

No comments: