Monday, April 16, 2007

Dom de iludir-se

Eu acho muito engraçada essa facilidade que o ser humano tem de tentar enganar a si próprio...

O namorado é o maior galinha, traía a ex-namorada (com você e você sabe disso) e agora que vocês namoram você jura que o cara mudou e que é super sincero e leal... Mesmo quando ele fura contigo num sábado à noite e aparece dois dias depois com uma desculpa bem esfarrapada e palavras doces e amorosas... Ah não... "Realmente ele teve problemas... Ele é fiel a mim... Jamais me trairia..."

A amiga só lembra de você quando precisa de alguma coisa e vive te sugando... Se você precisa dela pra algo - mesmo que seja pra emprestar o ombro num minuto de consolo - ela tá sempre ocupada... E desocupa logo em seguida, quando precisa de você... "Ah, mas é que ela é ocupada mesmo... mas ela me adora... e é uma amiga superleal..."

tsc tsc tsc

Eu sempre tive a necessidade de manter as pessoas ao meu lado... Acho que já mencionei aqui a minha antiga insuperável carência afetiva, né? E porque eu sentia essa carência enoooooorme eu preferia disfarçar a consciência que tinha de que estava sendo usada!!! E me iludia em relação às pessoas com uma facilidade que dava dó... E acabava me machucando à toa... E sofria tanto!!!

Quer dizer, pra suprimi minha carência, eu me tornava cada vez mais carente, devido às centenas de bordoadas que tomava das pessoas que me cercavam, ao longo do percurso...

Um dia cansei de ser assim e resolvi mudar... Olhar pras pessoas como elas realmente são... E aceitá-las ou não a partir daí... Não, nem é fácil, viu? Por exemplo, tinha um moço aí... E então... eu tava me envolvendo muito com ele... e quase entrei nessa de disfarçar as trapaças dele só pra poder continuar tendo o meliante por perto... Mas resisti, e encarei de frente o FATO: não vale a pena... Não é isso que quero pra mim... Demorou um pouco, mas eu consegui tirar ele de minha cabeça... E quer saber? Doeu menos do que ficar fechando os olhos pra levar a lapada mais tarde!!!

O grande problema é que eu já fiz tanto isso de iludir a mim mesma (e me dei mal tantas vezes por isso) que hoje tenho dificuldade de acreditar no outro mesmo que ele esteja falando a verdade... Mas a gente paga o preço das merdas que faz, né? Esse é o preço que eu tô pagando... That's ok!!! E, além disso, acabei me tornando sincera demais e intolerante demais em relação ao dom de iludir-se dos outros... Chato, né?

Aí hoje de manhã eu fiz uma merda das grandes!!! Minha amiga me chamou no MSN pra me contar que tinha voltado a sair com um carinha sacana com quem ela vinha saindo havia meses... Eles já foram namorados... Agora a figura tem outra namorada e sai com minha amiga 'na entoca'... E ele é sacana mesmo... Dia desses perguntei a ele:

- Pô, Cachorrão (vamos chamá-lo assim), se tu gosta tanto de A. por que não termina o namoro com B. e volta pra ela?

- Ah, eu gosto de A. pra ficar e de B. pra namorar...

tsc tsc tsc tsc tsc...

E A. tava hoje no computador toda felizinha que tinha voltado a sair com o Cachorrão... E me contou que realmente ele gosta muito dela (do jeito dele, claro, mas gosta) e que ela acreditava que as coisas poderiam ser mais simples do que têm sido... Tipo, dia desses ele termina e volta pra mim...

Aquilo me doeu horrores... E eu vomitei no MSN da menina tudo o que eu sabia sobre esse cara... as coisas que ele faz e diz a respeito dela... E o fato de ele amar e ter consideração na vida por uma única pessoa: ele mesmo!!!

E eu senti que minha amiga ficou meio arrasada, porque ela não tava preparada pra ouvir nada daquilo que eu falei... Porque a opção dela era a de iludir-se e eu não tinha o direito de interferir nisso!!! Eu apenas quis protegê-la e acabei magoando uma pessoa de quem gosto muito!!!

Ai, ai, ai... Esse estranho dom que as pessoas têm de criar ilusões para as suas vidas!!! E eu, que preciso aprender a respeitar essa opção das pessoas, mesmo sabendo que elas vão se ferrar no final!!!

Afinal:

"Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é..."

No comments: