Friday, April 27, 2007

Cine-PE 2007

Essa semana tá rolando o Festival de cinema de Pernambuco, o Cine-PE, no Centro de Convenções...

Como agora eu trabalho à tarde e à noite, não pude ir todos os dias... Mas tive uma pequena folga anteontem e dei um pulinho lá!!!

Cinema é sempre um programa muito interessante, né? Eu adoro!!! Principalmente quando se fala nessa nova era do cinema nacional... Putz... Acho que desde Oscarito não se faz filmes tão bons aqui no Brasil... A década de 90 inaugurou uma fase maravilhosa pra sétima arte nacional!!!

No entanto, a fase boa tem também seus espinhos... A lei de incentivo à cultura faz brotar um matagal de gente sem noção e sem caráter, que recebe dinheiro público pra filmar um curta ou um longa metragem... torra o dinheiro... e faz qualquer merda no lugar do filme, só pra poder prestar contas ao ministério (ou à secretaria, seja lá o que for...)

Tô falando isso porque foi essa a sensação que tive ao assistir alguns curtas no cine-PE... Gente, cada cagada... até dava pena!!! E era um povo super cult, sabe? Lá do sudeste... Tudo gente de "primeira qualidade"... tsc tsc...

Mas aí, pessoas, rolou um curta... uma animação... um cara do Ceará, Márcio Ramos... ele teve um monte de problemas no decorrer do projeto... Encarou produzir praticamente sozinho... e foi o melhor filme da noite... aplaudido de pé por muitos minutos...

Um filme simples... sem pretensões filosóficas (sim, durante alguns outros filmes eu cheguei a me sentir burra... Não dava pra alcançar a "mensagem" dos caras, percebe?)... mas de cunho social... e cheio, repleto de sensibilidade!!!

Um curta desses que dá gosto de assitir e, apesar dos mínimos 9 min de filme, ainda consegue lhe emocionar e arrancar algumas lágrimas... Um filme despretensioso, mas que faz pensar, refletir a respeito da vida...

O cearense veio batendo com força... Um "cabeça chata", um "paraíba" tá ligado? Colocou o "povo do sul" no bolso facinho!!!

É nessas horas, quando o meu orgulho nordestino me toma inteira, que eu penso no babaca do Maynard e noutra meia dúzia de ignorantes que usam a mídia para emitir opiniões depreciativas sobre a minha região, e só tenho vontade de rir e dizer: toma lá, otário, engole essa!!!

E o Márcio Ramos, com seu curta M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O entitulado VIDA MARIA, me fez lembrar porque eu tenho tanto orgulho de ter nascido onde nasci!!!

No comments: