Tuesday, September 19, 2006

A minha doce infância...

Ontem, voltando da praia com meu filho, ouvi dele a seguinte pergunta:

- Mãe, tua infância foi boa como a minha?

Afe... Isso me fez voltar váááááários anos na minha vida até minha infâcia...

Fui menina nos anos 70... Nasci numa família de classe média, sem nenhum engajamento político, portanto, sem sobressaltos no período da ditadura militar...

E, apesar da violência política, quase não havia violência urbana... Por isso, eu fui menina de rua... Vivia solta, com a piralhada da vizinhança... Brinquei muito de pular corda, barra bandeira, queimado (que depois passou a ser chumbada), estátua, chocolate inglês, polícia e ladrão, pega, esconde-esconde, sete pecados... Hum... Tudo isso no meio da rua... sem medo de sequestrador nem de pedófilo!!!

Era um tempo mais clean... criança não via Ana Paula Arósio fazer streap na TV às 21h, sabe? Aí a mente da gente demorava mais pra despertar pro sexo... Daí sobrava mais tempo pras diversões da infância...

Sem falar que, naquela época, não tinha tanto prédio... E assim, no espaço que eles ocupam hoje, havia muitas muitas muitas árvores? Huuummmm... Eu jamais comi siriguelas mais gostosas do que aquelas que eu mesma colhia lá no Clube de Campo... Afe... E a mangueira da casa de minha tia... Ela era grande e difícil de escalar, mas a gente colocou uns pregos que davam apoio ao pé na subida... Ficou mais fácil... Subia lá a gurizada toda e passávamos a tarde lá em cima, comendo manga e conversando potoca... Uma vez o vizinho caiu... hehehe... Coitado, quebrou os dois braços... Mas quando tirou o gesso, tava lá em cima outra vez!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Minha tia Avany tinha uma fazenda lá no interior, onde a gente passou algumas férias... Na fazenda dela tinha uma casa de farinha onde a gente ia brincar quando os trabalhos terminavam... Até hoje lembro do cheiro azedo da mandioca que ficava nas peneiras... E do aroma do beiju assando no forno à lenha, lá no final da casa de farinha... Comer jaca fresquinha, lá no terraço, no fim de tarde era o melhor do dia!!! E depois jogar banco imobiliário comendo os caroços da jaca cozidos no forno à lenha!!! O que? Vocês nunca provaram? Ahhhh... Experimentem... É só guardar os caroços da jaca, lavá-los bem, e cozinhá-los na água e sal... Depois de frio, tira a casca e come o resto!!! Tem o sabor de minha infância!!! hehehe

Outro cheiro que vem lá dos meus 10 anos de idade é de castanha assando... UI!!! A primalhada toda veraneando em Itamaracá, aí a gente saía pra "caçar" caju... Entrega os cajus pros adultos (que os fariam virar suco e doce) e levava as castanhas pro tacho pra assar... Já comeram castanha assim: morninha, assada na hora e por você mesmo? Tem coisa melhor não!!!

Aí olhei pro meu filho, que vive guardado dentro de casa e perde horas do dia dele diante da TV a cabo, do computador e do vídeo-game e respondi calada:

- Não filhote, minha infância não foi tão boa quanto a sua... ela foi melhor!!! Infelizmente eu não posso lhe dar tudo aquilo que eu tive... Ah, quem dera eu pudesse!!!

No comments: