Sunday, June 19, 2005

Felicidade...

Muitos poetas já escreveram sobre ela!! Canções não faltam... Pessoas que se matam por não conseguir encontrá-la!!! E outras que repetem que ela está presente em momentos...

O fato é que ninguém explica direito o que é essa tal felicidade!!

Pois bem, o Philippe van der Bosch também não consegue explicar nada... Mas, em seu livro "A filosofia e a felicidade" ele nos mostra que a FELICIDADE é um conceito flutuante e que a busca humana por esse nirvana terreno é milenar...

Van den Bosch mergulha na filosofia, navegando por entre as épocas, abordando desde os pré-socráticos até os consumistas dias da pós-modernidade!!!! Nessa viagem, captura os significados de 'ser feliz' e suas variações ao longo do tempo...

Deixa claro, então, que, apesar das constantes mudanças no conceito, a busca perdura, igual, sempre... Já que a felicidade é o fim único da existência humana... Ela não é meio pra nada... É simplesmente o nosso desejo final... E nós nem sabemos direito o que é ser feliz!!!

Não, não comprei esse livro a semana passada... Nem o devorei em dois dias de tão bom que ele é... Na verdade, estou aqui falando dele porque vou tentar, mais uma vez, lê-lo.

Pois é, ganhei esse livro há 5 anos e nunca consegui terminá-lo... Sempre páro no mesmo ponto e não consigo mais seguir adiante...

Sabe o que é? É que vai dando uma angústia... Uma sensação de bem-aventurança inalcançável... Uma fragilidade!!

Começo a pensar a felicidade como o horizonte de nossas vidas... Dez passos em sua direção e ela fica dez passos mais distante... Ela serve só pra isso: nos manter caminhando, vivendo, desejando ser feliz... Contudo, jamais estará realmente conosco!!!!

"(...) há duas tragédias na existência: não conseguir satisfazer todos os desejos e conseguir satisfazer todos os desejos." (p. 25)

Não sou depressiva... Mas, por incrível que pareça, gosto de pensar de vez em quando!!! E quando cismo de encanar com uma coisa... o mundo acaba!!!

Por isso não consigo terminar esse livro. Começo a encanar com as coisas que o cara escreve... Como isso aí em cima.

É líquido e certo: não poder ter nada que se deseja gera uma frustração e infelicidade intragáveis... Não menos insuportável é, por outro lado, o vazio de poder ter tudo o que se deseja... Já pensou? Uma vida sem nada por alcançar... tudo ali, à mão!!! Nenhum motivo para impulsionar a caminhada!!!

E nessa nossa sociedade de consumo não é difícil se cair nessa armadilha... Ou mesmo de construir uma terceira tragédia: a da eterna insatisfação... Dessa forma, assim que realizo um desejo, um novo desejo se me apresenta... E ninguém nunca é feliz, pois a felicidade está no que não se tem ainda e não naquilo que se conquista!!!

Aí está meu desespero... E como não sou mulher de meio-termo, porque 44 é um número muito morno e eu vou sempre preferir os redondos 8 ou 80, entro em crise e não consigo terminar o livro!!!

O pior é que aqui nem tem bohêmia, nem os amigos cachaceiros pra gente beber essa minha paranóia numa mesa de bar!!!

No comments: