Friday, May 20, 2005

Os medos da minha Infância

Lá na minha terra, Olinda, a primeira capital de Pernambuco, hoje integrante da RMR (Região Metropolitana do Recife), os adultos são muito malvados com as crianças, sabe? Mas não é malvado de maltratar fisicamente não... É malvado de maltratar psicologicamente!!! Eu herdei isso de meus pais, que herdaram de meus avós... e daí por diante... Meu filhinho sofre horrores!!!

Deixa eu explicar pra ninguém vir aqui me passar o tal do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) na cara...

É que o povo, lá na minha terra, já gosta de uma história de assombração... de uma lenda assustadora... e, o pior, de contá-las às crianças...

Afe Maria... E vocês pensam que a galera brinca com a história do lobo-mau, é? Lobo-mau é bonzinho na frente dos monstros que me apavoraram a meninice!! Eu era menininha de braço e já tinha medo do papa-figo... Mula-sem-cabeça... Perna cabeluda... Mulher do algodão... Biu do Olho verde... Vôte!!! Vaderetro... Vixe Maria...

Pra quem não conhece vou apresentar... São personagens de nossas lendas rurais e urbanas... Histórias de criaturas que nunca existiram... Ou distorções de histórias reais de criaturas que acabaram virando lenda...

Vamo falar de cada um desses medos...

1- O PAPA FIGO!!!

No início eu não tinha muito medo desse bicho preto que ficava em cima do telhado esperando pra comer o 'figo' das criancinhas que não dormiam na hora certa... Pô... eu não tinha 'figo'... Então o bicho não teria o que comer... Resultado... Um desocupado qualquer... nem me lembro quem... e se lembrasse batia nele agora mesmo... veio me explicar que 'figo' era a forma como as pessoas do interior chamavam o "fígado"... Como quem tem fígado, tem medo... E eu tinha fígado, com certeza... Bateu um medo danado... Gente... quando dava a horinha de dormir e o sono não vinha... pense numa menina desesperada, escondida embaixo do lençol e rezando repetidamente o Santo Anjo, pra espantar o tal do PAPA FIGO!!! Sofri horrores por causa desse monstro... Hoje, já não me preocupo mais... Se meu fígado ainda servir nem que seja pra esse bichinho papar, eu fico é feliz... Porque depois de todos esses anos de balada, lá, onde antes habitava um "figo" agora tem só a placa: AQUI JAZ...


2- A MULA-SEM-CABEÇA

Essa só assustava nas férias na fazenda de Tia Avany ou nos finais-de-semana no clube de campo!!! Não sei porque mas, quando eu tava em casa me sentia protegida da mula-sem-cabeça... O povo dizia que ela tinha sido uma mulher safada que tinha se apaixonado por um padre... Como castigo (porque padre só come criancinha ops! é tudo bonzinho e celibatário) ela foi transformada em uma mula-sem-cabeça que soltava fogo pelas 'ventas' (nariz)... Eu precisei ficar velha pra começar a questionar como era que uma mula SEM cabeça podia ter nariz pra soltar fogo? É que com medo, minha santa, a gente só quer correr... não racionaliza nada!!! Assim foi que, depois dos 30, passei a achar que a mula-sem-cabeça não existe!!!

3- A PERNA CABELUDA

Meu Deus... O que passa pelas mentes desocupadas desse povo... Essa era a pior de todas... Uma PERNA... Sim, apenas a perna... sem corpo, sem cabeça, sem nada... Só a perna... E beeeemmmmm cabeluda... Acho que não fazia depilação porque não tinha braço... (hehehe... piadinha infame!!!) Dizem as más línguas que a danada era totalmente do mal!!! Se pegasse uma mulher sozinha na rua à noite, pintava miséria... Se cismasse com uma criatura qualquer, matava!!! Era poderosa a tal da perna cabeluda!!! O grande problema pra mim, era brincar de esconde-esconde com a garotada!!! Gente... Vocês sabem o que é conhecer os melhores esconderijos do pedaço... ir se esconder lá... e ficar tremendo de medo que a perna cabeluda aparecesse?! Sabem quantas vezes eu me entreguei antes de ser encontrada, porque ouvi algum barulho e tive a certeza de que era a maldita? Até hoje eu odeio a danada... Se um dia a gente se encontra, depilo ela com cera bem quente!!!

4- A MULHER DO ALGODÃO

Quem? Eu? Gazear aula? Deus me livre... Sempre fui metida a braba... Encarava qualquer parada, desde que a parada fosse de carne e osso... Quando se falava de malassombro... a mulé virava um pirulito!!! Lá na escola onde eu estudava... rolava à boca miúda um monte de história de gente que tinha encontrado com a mulher do algodão no quartinho (era assim que a gente chamava o banheiro, naquele tempo)... A Mulher do algodão era uma jovem senhora que havia morrido e não se conformando com sua nova situação (de morta) ficava assombrando o povo nas escolas e nas praças... Só quem não tem o que fazer, mesmo, né? E ela tinha esse nome porque aparecia com uns tufos de algodão nos narinas, na boca e nos ouvidos!!! Eu, eu mesma nunca vi a safada, mas minha amiga disse que ela apareceu na porta do banheiro bem na hora que o xixi ia começar a sair... Aí ela subiu a calça e saiu correndo... Chegou na sala de aula toda molhada!!! Ufa... como eu sou sortuda... tenho uma bexiga muito boa que sempre me permitiu segurar o xixi até chegar em casa!!! Ou vocês acham que eu tinha coragem de ir no banheiro da escola? Nãh!!!!

5- BIU DO OLHO VERDE

Bem, esse é, dos medos de minha infância, o mais constrangedor pra ser abordado aqui!!! Mas, como quem tá na chuva é pra se molhar... Vamos nós!!! Biu do Olho Verde era um bandidão (o cara existiu de verdade) muito do malvado!!! Fez tantas malvadezas que virou lenda... O bicho era ruim mesmo!!! Contam as más línguas que, tendo parado uma menina numa rua deserta, perguntou a ela: -Um beliscão ou um tiro? - Claro que a menina escolheu um beliscão... o peste sacou de um alicate e, num beliscão, arrancou o bico do peito da moça!!! Ui!!! Que meda!!! Qualquer coisa errada que a gente fizesse vinha logo a ameaça: BIU DO OLHO VERDE VAI TE PEGAR... Entrei na adolescência com a sombra de Biu na minha (in)consciência... E, pela primeira vez no mundo virtual (e no real também) devo confessar: eu tinha uma imagem dele simplesmente D-E-S-L-U-M-B-R-A-N-T-E!!! Pra mim Biu do Olho Verde era um morenaço, alto, corpudo e muito do gostoso!!! Pessoas, não me abandonem depois do que eu vou confessar aqui... Mas, minhas primeiras fantasias eróticas foram com esse bandidão!!! Oh my Gosh, como eu sonhei com ele me estuprando deliciosamente!!! Que saudade de Biu do Olho Verde!!!


Meu Deus... Nunca mais vou ser respeitada depois desse post!!!

No comments: