Tuesday, September 9, 2014

As eleições de 2014 e a pílula azul que eu deveria ter tomado...

Já vinha me sentindo muito, muito desacreditada no nosso processo político-eleitoral desde uns tantos anos atrás. Agora, eu tinha recuperado um pouco o fôlego porque tive a audácia de acreditar que o desenho Eduardo x Dilma levantaria um debate interessante na sociedade e que, de alguma maneira, a democracia pudesse ganhar com isso... 

Mas a fatalidade mudou o rumo do jogo... 

E hoje, embora eu saiba exatamente quem não quero ver ganhando essas eleições, sinto-me extremamente frustrada pelo debate paupérrimo e apelativo que venho assistindo ao meu redor: seja no dia-a-dia entre as pessoas que conheço, seja nas diversas mídias (TV, jornais, redes sociais)... 

Votar num com medo de outro ganhar é a situação desagradável na qual me encontro hoje, porque, de fato, não tenho em quem votar... Votar no menos ruim, votar contra fulano... Isso não é votar!!! Não há um projeto no qual eu acredite para dizer: voto SIM!!! Como em outros tempos, quando levantava bandeiras e a mais bonita delas era a da esperança na construção de um Brasil melhor, um Brasil para os brasileiros... Já não as ergo, nem consigo, diante do quadro que se mostra pra nós, acreditar numa mudança real... 

Vou votar sim, já decidi não anular meu voto, mas vou votar com uma certa tristeza, relembrando a euforia e fé que depositei na urna há 25 anos atrás, ali nos idos de 1989, quando assisti a democracia se esboçar novamente diante de todos nós, escolhendo, por via direta, o nosso presidente, após tantos anos de ditadura... 

Aquela alegria e fé ficaram no passado, e hoje me vejo amarrada a uma ditadura muito mais perigosa do que foi a militar, uma ditadura travestida de democracia, na qual nós todos somos constantemente levados a pensar o que querem que pensemos, sem nem tomarmos conhecimento de que estamos apenas reproduzindo... A ditadura que não se desvela pra nós, mas nos amarra como marionetes e nos move a sua vontade... 

Somos todos gado, nesse enorme pasto!!! E é com imenso pesar que vejo o dia 5 de outubro se aproximar!!!

Ah, como eu queria ter escolhido a pílula azul!!! Não pensar dói bem menos!!!

No comments: