Sunday, September 19, 2010

"Otário" Eleitoral Gratuito

“Interrompemos nossa programação normal, para exibir o horário eleitoral gratuito...”

A candidata do PV entra em cena pra nos lembrar dos problemas ecológicos mundiais e do desperdício de alimentos em nosso país... E eu penso seriamente em votar nela pra presidente... do Greenpeace!!

Daí vem o candidato do PCB... Com fotos de Luiz Carlos Prestes e Olga Benario por trás, ele nos lembra do perigo que representa a hegemonia norte-americana, com sua base de mísseis alocada lá em Israel... O Comunismo é a única saída... E eu penso que ficaria muito bem vestida de guerrilheira lutando contra os bolcheviques brasileiros (ou mencheviques, sei lá)...

Entra, então, o candidato de PSDB, fala mansa, apelido popular (se tivemos um Lula, por que não agora um Zé) e a promessa de dar seguimento ao que o atual presidente vem fazendo... Do jeito que ele defende e prega continuidade chego a pensar que tá fazendo propaganda pra candidata do PT.

Que é a próxima a entrar... Apoiada pelo presidente, que diz ser ela o símbolo da continuidade desse governo que foi tão maravilhoso (a plataforma é a mesma do candidato anterior, o que me deixa muito confusa... rsrsrs).

Depois vem o democrata cristão (que vem acompanhado por uma musiquinha chata), um outro lá do partido de Jânio Quadros (e um quadro desse pendurado na parede – referência que me dá muito medo) e um tal de Plínio (cito o nome dele, porque não há nada mais que me sirva de referência).

Pensam que acabou? Não... Agora sim, o circo começa... Lá vêm os senadores, governadores e deputados federais e estaduais... Jingles engraçadinhos, promessas maravilhosas, comparações esdrúxulas e muita, muita patifaria...

Ah, e tem os partidos radicais: PSTU, PSOL e similares... Caramba, dá a impressão que ainda vivemos em plena didatura, na época da guerra fria... Só que os algozes já não são os militares, mas os burgueses... Quase propõem que peguemos em armas e lutemos contra esses monstros capitalistas... Vamos transformar o Brasil numa nova Cuba!!! hehehehe

Mas os melhores, na minha opinião, são os laranjas... Sabe aqueles que estão lá só pra completar a grade e chamar voto pra legenda... Então... Tem um velhinho, de um partido aí qualquer, que é candidato a estadual. Ele chega em frente à câmera e brada: “Eu fiz minha parte, estou aqui. Agora faça a sua, vote em mim.” Devo confessar que estou tentada... Se eu tivesse decorado o número ou nome dele, o danado teria meu voto!!!

Tenho assistido a propaganda eleitoral meio estupefata... já cheguei a contar mais de 20 partidos, com centenas de candidatos pra cada uma das vagas abertas...Já ouvi de candidatos que já estiveram no governo e fizeram um péssimo mandato, promessas de melhorias que antes não foram implantadas... Por exemplo, um ex-governador aqui de PE, que massacrou o funcionário público, atrasando salários e negando aumentos devidos, agora promete valorizar essa mesma categoria... Prometem até reduzir o valor da conta de telefone móvel pré-pago... hahahahahaha...

Ao fim do programa, tenho sempre a sensação de que estão me chamando de trouxa... São eles ou sou eu a palhaça desse circo?

Me dói enxergar ali pessoas sem a mínima vocação política, tentando simplesmente defender seu direito de meter a mão na botija pública... Garanto que, mais da metade desses candidatos, se perguntados, não fazem a mínima idéia das funções que devem cumprir se eleitos... E isso revolve em mim um desprezo imenso por toda essa politicanalhada... E me pergunto se, ao invés de eleições não seria melhor fazer logo um concurso público pra ocupar todos esses cargos? Assim, qualquer um poderia ir lá e se inscrever pra um emprego público bem remunerado, né? E seria mais fácil pra nós eleitores, que não teríamos que ser submetidos ao circo de horrores diário da propaganda eleitoral, nem teríamos que escolher entre tantos desclassificados aqueles que irão nos representar.

Se no Brasil o voto fosse um direito, esse ano eu me absteria dele... Mas não é... Aqui, em nosso País, o voto é um dever... Eu sou obrigada a ir votar... Então eu vou. Vou e vou invalidar meu voto. Pela primeira vez em minha vida vou votar em branco... Mas ando tão cansada disso tudo que votarei em branco sem nenhuma revolta, pelo simples fato de que não consigo encontrar em quem votar e não tô mais a fim de votar no menos ruim!!!

E como já venho dizendo há algum tempo, de malas prontas, me mudo definitavemente pro País das Ilusões Perdidas...

No comments: